quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

REFORMA GERAL...

O Terreiro Ile Axé ABC Alaketu está completando 26 anos de existência. E, para marcar a data, está sendo realizada uma grande reforma em sua sede. A reforma vai tornar o espaço, que é um dos mais importantes centros do candomblé de Vitória da Conquista, ainda mais acolhedor para seus frequentadores e para toda a comunidade do Loteamento Miro Cairo, que o utiliza para reuniões comunitárias. Agradecemos a todos os orixás, especialmente a Logun Edé, por nos conceder as condições necessárias para realizar essa grande reforma! Axé!


domingo, 5 de janeiro de 2014

EUCALIPTO AMEAÇA DESABAR SOBRE ASSOCIAÇÃO NO MIRO CAIRO

Um pé de eucalipto, completamente deteriorado, ameaça desabar sobra a sede da Associação Lojereci Nação Ijesha, localizada na Rua 8, no Loteamento Miro Cairo, zona oeste de Vitória da Conquista. A situação assusta os frequentadores da sede, que serve como espaço cultural, religioso e de lazer para dezenas de moradores da localidade, incluindo crianças e adolescentes.
A situação já é de conhecimento de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente  e de outros setores da Prefeitura, além da Defesa Civil, tendo essa última recebido documentação comprobatória dos riscos gerados pelo eucalipto há mais de um ano. A Associação já solicitou diversas vezes a erradicação da árvore, mas os pedidos não foram atendidos.
Segundo o presidente da entidade, Jorge Almeida, a situação é grave. “Vivemos amedrontados, com medo de que aconteça uma tragédia. Vidas estão sendo ameaçadas. Apelamos para o bom senso do Poder Público para que nos ajude”, diz.



Embora o eucalipto esteja localizado no pátio interno da associação, há precedentes para a ação da Prefeitura. Há alguns anos, um pé de eucalipto localizado dentro de uma creche foi erradicado pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente, justamente por representar os mesmos riscos enfrentados pela entidade do Miro Cairo.
A Associação Lojereci Nação Ijesha foi criada em 1988 e tornou-se um importante centro de referência para os moradores do Miro Cairo. A pobreza da população leva, diariamente, dezenas de pessoas ao terreiro, em busca de alimentação, educação e atividades de lazer. O espaço já foi utilizado, inclusive, pela própria Prefeitura, para reuniões com a comunidade.
 A Associação é reconhecida como entidade de utilidade pública municipal (Lei 1.282/2000) e entidade de utilidade pública estadual (Lei 10.196/2006).