domingo, 25 de junho de 2017

HISTÓRIA DOS ORIXÁS - "EWÁ"


EWÁ
Cobra-fêmea, representa os olhos.
Sincretismo: Santa Luzia.
Comida: Banana frita, feijão fradinho torrado.
Saudação: Irró!



EWÁ
Orixá dos astros, guerreira valente e caçadora das úmidas florestas. Ela é simbolizada pelos raios brancos do sol, pela neve, pelo sumo branco das folhas e a faixa branca do arco-íris. Diz-se que Ewá seria a irmã mais nova de Oxum e esposa do Rei Obaluaê.

A exemplo de Oxumaré, Iroko e Omolu, é a deusa dos mistérios e das magias, pois mantém em torno de si uma aura que ninguém é capaz de definir com exatidão. A única definição possível é que ela é o mistério. A encantadora Ewá é dona de uma beleza exótica e sensual. As virgens tem sua proteção, ou seja, tudo que é inexplorado: A mata virgem, rios e lagos,pois, ela é tida como "A vigem da mata, virgem dos lábios de mel". Ao entregar seu corpo a Xangô, provocou a ira de Iansã e refugiou-se nas profundezas das matas. Ali aprendeu com Oxossi a arte da caça.  

Ewá é também a Deusa dos céu estrelado e dos mistérios da noite. Ela nos visita através do brilho das constelações, nos proporciona bons sonhos e nos ajuda a alcançar nossos objetivo. Manifesta-se no céu rosado do fim de tarde e nesse momento pedimos sua proteção e dádivas. Devemos saudá-la para que nos mantenha protegidos. Mora na terra do perigo, que aprendeu a dominar com o rei Katu. Seu brilho é intenso, o céu reflete a cor rosa maravilhosa de sua aura. 

Ewá também é uma divindade feminina das águas e, às vezes, associada à fecundidade. É reverenciada como a dona do mundo e dona dos horizontes. Também é deusa do rio, porém, sua ligação com os rios é secundária e quase despercebida. Pertence a ela a faixa branca do arco-íris. Eborá* que protege as virgens e tudo o que é inexplorável, Ewá tem o poder da vidência. Senhora do céu estrelado rainha do cosmos, ela está no lugar onde o homem não alcança. É representada pelo raio do sol, pela neve, pela saliva.
Seu símbolo é o arco e flecha dourado, assim como o arpão, uma espingarda ou uma
serpente de metal. Uma deusa de muitos mistérios, pouco se sabe a seu resp
eito.



Eborás* são divindades menores, intermediárias entre Olorum e os seres humanos.



Fonte: Os  Orixás, Agô Orixá e A Cultura Religiosa dos Iorubás. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário